quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

DOIS LOBOS


Na última aula lemos uma pequena história que relata uma conversa entre avô e neto. O avô afirma:

"É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende quando não se teve intenção de ofender. Ele só lutará, e da maneira correcta, quando for necessário. Mas o outro lobo, ha!, este é cheio de raiva. Mesmo as pequenas coisas o lançam num ataque de ira! Ele zanga-se com todos, a toda a hora, sem qualquer motivo. Ele não consegue pensar porque a sua raiva e o seu ódio são muito grandes. Porém, é uma raiva inútil, porque a sua raiva não irá mudar coisa alguma! Algumas vezes é difícil conviver com este dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar o meu espírito." (in Transformação - Porto Editora)


Explica, por palavras tuas, o que significam os dois lobos.

Conta uma história, que tenha acontecido contigo, em que tenhas sentido os "dois lobos". Diz-nos como terminou e o que aprendeste com ela.

24 comentários:

Anónimo disse...

No ano de 2007 quando fui de férias para O Algarve, na cidade de Tavira, como na praia esta perto de um bar, as pessoas à minha volta comunicavam que alguem tinha roubado duas cola-colas que lá havia, muito perto de do balcão.

O dono ou empregado, não sei, ausentou-se durante uns minutos para ir a casa-de-banho. Como eu era o mais jovem que estava lá o dono ou empregado acusou-me. Não sabendo o que fazer e sem pensar fia fazendo uma coisa inutil, pois também me fizeram uma. Eu fiquei nervoso e só não me atirei a ele pois tava muita gente a ver. Então parei e pensei e perguntei-lhe porque me acosou e ele repondeu-me dizendo que era o jovem mais próximo do local. Ficando espantado disse-lhe que no tempo que se ausentou alguem poderia passar e rouba-las. Ele respondeu-me que isso era quase impossivel, mas ele disse QUASE não disse que era impossivel! Pois não? Então ele pensou mais um pouco e pedio-me desculpa lamentando o acontecido! E até deu-me 1 COCA-COLA! Até fiquei a ganhar!!!!!!

Reagir da melhor maneira até ajuda!

Anónimo disse...

uma vez estava em casa sosinho e a minha mãe disse para eu não sair de casa. Depois pensei a minha mãe não está em casa por isso não vai saber mas por outro lado pensei que alguem me podia ver e fosse contar á minha mãe mas não pensei mais nisso sai de casa e a minha tia viu-me e disse: a tua mãe está em casa.
E eu disse não a minha mãe saiu.
Quando cheguei a casa a minha mãe já estáva em casa e ela disse: quem te mandou sair de casa e eu disse ninguem mas como soube passei em casa da tua tia e ela disse que tu ias a passar e que te preguntou por mim.
è assim que os dois lobos entram.


Zé Fernandes

Anónimo disse...

A mim ja aconteceu viver uma história como aquela dos dois lobos. Eu queria bater a um rapaz porque ele estava-me a insultar, e então tive que pensar se era melhor bater-lhe ou não. Eu escolhi que era melhor não bater se não ele podia ir dizer a minha directora de turma que eu lhe tinha batido, e depois a minha directora de turma podia telefonar a minha mãe e a minha mãe depois castigava-me. Ainda bem que eu não lhe bati!!!!!!!!!!!!!
FIM
ASS: Katya Dos Santos Fonseca.

Anónimo disse...

Uma vez aconteceu-me uma história como a dos dois lobos.
Um dia a minha irmã deu-me com um copo de água, e molhou-me toda.
Eu fiquei irritada sem pensar, fui á torneira e ia fazer igual.
Mas antes de agir pensei que se fizesse igual ia portar-me como ela (mal).
Fui ter com ela e preferi dizer-lhe que aquilo não se fazia que era feio e para nunca mais voltar a faze-lo.
Coma sempre pensar antes de agir é o melhor a fazer!


FIM

Trabalho elaborado por
_Alexandra Marta

Anónimo disse...

os dois lobos sigenificam que temos dois feitios o bom e o mau.
___________________________________
Uma altura acusaran-me de eu ter partido um vidro, e eu nem sequer estava cá. Quando eu soube foi ter com o homem que tinha o vidro do carro partido e pergumteilhe se tinha provas e ele disse que não.
Eu diselhe que tinhas provas que não tinha sido eu, leveilhe as provas e as provas disseranlhe que eu não estava cá. E depois disselhe quele só me acosuo por que eu tinha as costas largas.
e ele descolpoume por meter acusado sem provas.
Eduardo

Anónimo disse...

Eu acho que os dois lobos são dois tipos de feitios que nos temos dependendo das situações que estão a ocorrer.Uma vez, no verão os meus primos de Lisboa tinham vindo a minha casa passar férias, eu e o meu primo mais pequeno,digamos,o mais chato, estava a saltar em cima da minha cama cada vez que eu subia para a cama para o tirar de lá ele expulsava-me, até que a brincadeira chegou ao ponto de ele ter ido buscar um colchão e agora saltava desde a cama para o colchão que estava no chão.Finalmente quando a minha paciência acabou,eu tirei o colchão no momento do salto, o meu orimo rachou a cabeça e foi-se embora para Lisboa, ou seja eu fiquei sem companhia(do meu primo mais velho) e fiquei sem a confiança do meu primo. A partir desse dia reagi sempre bem...

FRANCISCO CARREIRA PESSANHA MONTENEGRO SEIXAS

Anónimo disse...

A mim já me aconteceu uma situação destas porque uma vez um rapaz estava a insultar a minha família e a mim tambem. Então passou-me pela cabeça de lhe bater mas depois eu pensei melhor e não lhe bati porque se lhe batesse eu podia ir para o concelho exucutivo ou então ele podia-me bater ou algo do jénero então eu pensei melhor, vireilhe as costas, e fui-me embora.
Rute Marina
7ºA nº22

Anónimo disse...

Os dois lobos s�o os sentimentos de uma pessoa as vezes s�o bons (lobo bom, e outras vezes s�o maus(lobo mau).O lobo mau leva-nos a fazer coisas m�s e que podem ter consequ�ncias graves, e o lobo bom leva-nos a fazer coisas boas e que podem ter consequ�ncia boas!
___________________________________

A hist�ria que eu vou contar �:" Um dia quando eu ainda era mais nova o meu irm�o foi para o meu quarto e rasgou o meu livro preferido, eu ficei muito chateada ,porque ainda era nova,eu tive vontade de lhe dar uma lambada s� que pensei melhor e n�o lhe fiz nada porque afinal ele ainda era pequenino e desculpei-o! Eu neste caso pensei e o lobo bom � que actuou"!

Anónimo disse...

Para mim existem dois lobos por já me aconteceu uma história em que eu não sabia o que fazer... Vou contar-vos a minha história......
Um dia o meu sobrinho, não me parava de chatear estava sempre a fazer asneiras e também estava sempre a riscar as minhas coisas.
Eu dizia-lhe para ele parar ele não parava estava a aficar farta disso.
Até que eu já tinha esgotado a minha passiencia, já não aguentava mais aquilo.
Eu dizia a minha irmã mas ela não fazia nada dizia que estava muito ocupada e que estava a fazer birra.
É como se na quele monento estivesse todo a desavuar na minha cabeça.
Só me apetecia desaparecer estava a aficar farta daquilo todo, mas pensei que fugir não é a suloção correcta ás vezes fugir é a pior coisa que se pode fazer.
Agora sempre que o meu sobrinho me faz o mesmo eu tento reagir com calma.
Por isso já sabem se tyiverem uma situação parecida com esta pensei 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ......... vezes antes de reagirem

Elisabete Brito

Anónimo disse...

Eu acho que a história que nós lemos vai marcar-nos para toda a nossa vida, porque foi muito explícita naquilo como nós devemos ser ao longo de todos os dias. Retrata um menino que é acusado injustamente, e está na dúvida como deve reagir. Então, o seu avô conta-lhe uma história em que há dois lobos, um que é bom, que vive em harmonia com todos, e outro que tem a intenção de ofender todos que o rodeiam. Portanto nós temos que gostar sempre da pessoa que nos faz mal, independemente do que ela nos faça, viver em comunidade e se cometer erros e vou tentar resolvê -los sempre da melhor maneira. O lobo bom vive em comunidade, sem arranjar problemas e perdoando as pessoas que lhe magoam e o lobo mau vive com sentimentos maus, ofendendo e não perdoando.
Era uma vez, uma menina chamada Daniela.
Essa menina era alta como uma torre, elegante, bonita, simpática, estudiosa, alegre e simpática.
Ela tinha um problema de saúde, nos joelhos. Andava a ser acompanhada por um ortopedista em Amarante.
Tudo começou, quando ela vai à próxima consulta e o médico le informa que tem um problema de coluna.
Os seus pais ficaram muito chocados com esta desagradável notícia.
Mais tarde, foi fazer um exame à coluna. Aí se confirma o que se suspeitava.
Nesse mesmo dia, marca uma consulta de Ortopedia, onde o médico lhe diz que como é um caso muito complexo, seria melhor começar a ser seguida num hospital com mais cuidados.
Na sua primeira consulta no Hospital de Santo António, o médico diz-lhe que tem trinta e um graus de Escoliose.
Ele aconselha-a a usar um colete para se tratar, porque cem por cento das crianças que o usam, ficam totalemente curadas.
Quando acaba a consulta, a sua mãe avisa o pai desta terrível notícia.
Por azar, está um rapaz atrás dela com a mesma notícia a ouvir a conversa.
Ela quando olha para ele, fica ainda mais assustada, porque esse rapaz também usava um colete, mas até ao pescoço e, pensou que o seu também ia ser semelhante.
Quando vai fazer o colete, fica mais aliviada, porque afinal o colete não era como ela pensava.
Já o usa a dois anos, e tem a tendência de vir a piorar com o crescimento. Neste momento, está à espera da decisão do médico, ou fica boa ou é operada.
E agora, ela é "feliz", aceitando o problema que tem e pensando sempre na positiva.


Daniela Maria Gouveia Ferreira nº7 7ºA

Anónimo disse...

Os lobos sao 2.
Um mau e o outro é bom.
O mau leva-nos a faser coisas más muito más.
A história ke eu vou kontar e assim:
Eu uma pessoa muito solitaria tava na sala de técnologica e o prof amiaçou-me de porrada e eu respondi com muita labia se ele me batesse tava lixado comigo fora da escola ia levar uma xoba.
Mas eu tava tão raiboso que até tive mesmo para lhe bater houve um amigo meu que me convençeu do contrario e eu dei ouvidos ao lobo bom. Hoje ja me trata de forma diferente mas não falamos muito axo que melhorei o meu comportamento.

André Teixeira

Anónimo disse...

a mim já me aconteceu uma siuação destas. Há um tempo eu esdtava muito duente e aminha mãe levou-me ao médico. A médica quando eu cheguei viu o meu estado mas não me ligou nenhuma. A minha reação e da minha mãe era começar a disparatar e arumar estrinho mas acalmamonos e fomos falar normalmente com ela . Esta por sua vez mkandou-me para uma sala para levar uma enjeção. mas a médica numca mais me ligou nenhoma e eu piorava cada vez mais! a minha mãe e eu levantamo-nops e tivemos de ir falar com ela ! Finalmenta ela dissidiu-se em atender-me currectamente.
Nesta estoria real eu e a mo0nha mãe tentamos ter passiencia au maximo para não arranjar problema.

Daniela Neto 7ºA

Anónimo disse...

Uma vez chate-ei-me com o meu Irmão.
Estávamos a jogar á bola mas eu queria jogar um jogo e o meu Irmão queria jogar outro.
Fica-mos o dia todo chateados um com o outro mas eu achava que devia resolver o problema porque era o mais velho.
Por outro lado devia ser ele a pedir-me desculpa porque ele também teve culpa.
Eu como mais velho devia resolver a chatice fui ter com ele e ficamos amigos outra vez.
Ele também gostou muito da História que lhe contei "Os dois lobos".
Na aula de f.c. a hitória dos dois lobos queria dizer que dentro de nós existem 2 lobos, o lobo mau e o lobo bom.
O lobo bom queria sempre resolver tudo com amizade e o lobo mau queria resolver tudo com maldade.

fim

Daniel

Anónimo disse...

UM DIA EU PARTI UM PRATO QUE JA ERA DA AVO DA MINHA AVO ERA MESMO ANTIGO E ESCONDI SEM A MINHA MAE SABER MAS DEPOIS A MINHA MAE FICOU ZANGADA COMIGO .PEDRO 7º A

Anónimo disse...

Existem 2 lobos o lobo mau que nos levam para os maus caminhos e lobo bom que nos leva para o bom caminho eu gosto mais do lobo bom porque me leva para os bons caminhos se tu gostas mais do lobo mau pensa 2 vezes.
Eu as vezes também me apetece reagir como o lobo mau mas tenho que pensar 2 vezes.
O meu irmão uma vez rasgou-me uma foto que eu gostava muito que era uma recordação que eu tinha da minha melhor amiga.
E então eu cheguei da escola e vi aquilo rasgado fiquei muito enervada e foi falar com a minha mãe e ela disse que não foi ela mas que devia ser o meu irmão eu muito enervada foi falar com o meu irmão e disse:
-Foste tu que me rasgas-te a foto?
Ele 1ºdisse que não mas depois lá admitiu.
Eu fiquei tão enervada que só me apeteceu dar-lhe 2 lambada mas depois contei até 10 e lá decidi que vou fazer como o lobo bom.
Suse gomes 7ºA

Anónimo disse...

Eu acho que todos nós temos 2 lobos (dois feitiços, dois sentimentos) dependendo da situação em que estamos e o momento em que nos encontramos. Uma vez eu, o meu irmão e a minha mãe estávamos a brincar na relva de minha casa. Estávamos a jogar à bola. Era eu contra o meu irmão e a minha mãe. A bola saiu minha, chutei e... marquei.
Passado algum tempo já estava 5 a 0
quando o meu irmão disse que já não queria jogar mais, porque estava calor. E eu pensei: "Desculpas, ele não quer jogar mais porque está a perder"
Então eu disse: - Fogo, ó Pedro joga lá. Só não jogas porque estás a perder, não é?
Ele disse: - Não é nada, eu não tenho medo de continuar, só que está muito calor.
Então, irritado, mandeilhe uma boca.
O meu irmão também ficou irritado e deu - me um murro nas costas. Eu virei - me e... Pensei: tou muito chateado com ele, mas não lhevou bater, porque, afinal, ele é meu irmão.

João 7ºA

Anónimo disse...

Eu acho que a história dos dois lobos é muito importante porque ás vezes as pessoas ficam em dúvida e não sabem como devem reagir(e nem sempre reagem da melhor forma). Eu gostava imenso que todas as pessoas do Mundo conhecessem esta maravilhosa história (eu contei esta história à minha irmã).
Vou contar uma história que me aconteceu:mandaram-me escrever uma carta com coisas más a uma verdadeira amiga minha eu não queria mas fizeram chantagem comigo e veio o lobo mau que me dominou e reagi muito mas muito mal. Eu queria pedir desculpa a todas as pessoas que magoei principalmente a essa amiga. E prometo do fundo do meu coração fazer de tudo para sempre igonorar o lobo mau que destrói e torna a vida inútil e alimentar o lobo bom em todas as circunstâncias.
A vida é assim rodeada de coisas boas e más e nem sempre se faz o melhor para nós e para os outros.
Depois que li esta história vou sempre tentar ser melhor, vou deixar o lobo bom me consumir ou seja vou deixar que ele se apodere do meu espírito para que eu nunca me esqueça do que demos nas aulas de Formação Civica.
Eu gostava que o tempo voltásse atrás para poder remendar o que fiz.
Simone Batista Nº 23 7ªA

Anónimo disse...

Um dos lobos é mau e o outro é bom. E por isso quer dizer que um lobo serve para dizer ás pessoas para fazerem coisas boas e o outro serve para dizer ás pessoas para fazerem coisas más. Numa segunda-feira a minha mãe chamou-me para ir para a escola, enquanto foi preparar o pequeno almoço eu adormeci, mas entretanto acordei sobressaltado e pensei que podia dormir mais um pouco e voltei a adormecer.
Quando a minha mãe me acordou novamente deu-me um raspanete por ter perdido o autocarro e nesse dia fiquei em casa, foi o acto do lobo mau.
Rui Filipe

Anónimo disse...

Era uma vez um menino que se chamava Ivan, e ele tinha que fazer um trabalho a Iducação Fisica a casa de um amigo.Mas a irmã dele que sabia que tinha que chegar mais cedo ficou no paleio com as amigas,e eu tive de ir no autocaro.Eu fiquei chateado e estava a pensar no que é que lhe havia de fazer porque se ela viesse mais cedo eu podia fazer um trabalho que um amigo meu me tinha
pedido e assim não o fiz porque a minha irmã tinha ficado com as amigas.
Quando a encontrei quis lhe dar raspanete mas pensei que ja nao balia apena mas vinguei-me porque não a ajudei a fazer o T.P.C.

Anónimo disse...

Um dos dois lobos é bom e o outro é mau.

Houve um dia que me disseram para eu fumar.Eu pensei.Tive 2 pensamentos,1,disiame para eu não fumar porque ia ter uma vida ma,nao podia ser um bom jogador e a pessoa que eu amo nao me ia crer.o lovo bom.
O outro disiame para eu fumar porque tinha uma vida que não era grande coisa.não gostava nada da minha vida.
E por fim não fumei e foi o melhor que eu fiz porque tinha um amigo que se meteu nisso e agora esta no hospital em coma.
Nunca se deve fumar na vida porque é o pior que se faz...

Patrick Rodrigues

Anónimo disse...

Os dois lobos para mim significam que um é o mal e que faz que as pessoas sejam más eo bom faz que as pessoas sejam melhores e mais generosas com os outros.


Eu uma vez tinha ficado sozinho em casa enquanto a minha mãe tinha ido ás compras e ela antes de ir disse-me para não sair de casa e eu não liguei e quando ela saiu de casa eu pensei se eu for para a rua andar de bicicleta alguém pode me ver e contar a minha mãe e ela pode ficar chateada comigo mas eu igenorei e disse eu vou andar de bicicleta enquanto ela não chega mas eu demorei muito e quando dei pelas horas já era tarde e foi para casa o mais rápido que pode e quando lá cheguei já lá estva eela disse-me naõ voltes afazre isso

Anónimo disse...

Para mim os dois lobos são dois tipos de feitios que nos temos o feitio bom (lobo bom)e um feitio mau (lobo mau) e nas situações que mos acontecem nós temos de utilizar um, e vamos utilizar o que nós alimentamos mais frequentemente que de-via ser sempre o lobo bom...

Num dia começaram-me a doer muito os pés e parecia que tinha algum problema. A minha mãe levou-me ao ortopedista para ver o meu problema.
Chegamos lá, o médico atendeu-nos e o meu diagnóstico não foi lá muito bom.... O médico disse que eu tinha que ser operado aos pés e tinham que me meter lá parafusos... Eu quando ouvi isso pensei e vi que eu ia ser uma pessoa dependente, se me queria levantar não podia, se queria andar tinha que andar de cadeira de rodas... Eu iria ver os meus amigos jogarem futebol e eu não podia ir...
Então aí entraram os dois lobos, o lobo mau dizia-me:
- Rapaz se eu fosse a ti, destruía tudo, não falava com ninguém, batia a quem gozasse...
Já por sua vez diz o lobo bom:
- Meu rapaz, não lhe dês ouvidos, olha se alguém gozasse contigo tinhas 2 hipóteses, ignoravas ou falavas com essa pessoa e dizias o teu problema. Tu também deves reagir com calma, para resolver o teu problema devias ir falar com a tua mãe e dizeres o que se passa, não sofras para dentro...
Eu dei logo ouvidos ao lobo bom.
Fui falar com a minha mãe disse lhe que não queria ser operado, ou seja disse que não queria se uma pessoa dependente, ela disse que não havia problema e fomos consultar outro médico. Aí a opinião dele foi muito boa resolvemos o meu problema sem ser operado.
Dá sempre ouvidos ao lobo Bom... ;)


Alexandre Cruz
7ºa nº2

Anónimo disse...

O meu comentário:eu acho que a história dos dois lobos foi muito interessante e eu gostei muito. Esta história foi para mim muito importante porque as pessoas ás vezes não sabem reagir e algumas reagem bem e outras nem por isso.

Então eu contar a minha história:


Os dois lobos na minha cabeça!

A minha história aconteceu na primária no 4ºano.AndaVA EU NO 4ºano quando estava zangada com uma colega minha, e que andava furiosa. A nossa amizade separada porque foi outra amiga minha que nos quise separar para ficar com a minha melhor amiga que é a rapariga com que eu me chatiei.Então essa amiga invejosa encheu-lhe a cabeça de coisas que eu não era e de coisas que eu disse. Depois elas furiosas vieram ao pé de mim e começaram a dizer-me tudo o que a outra invejosa lhe tinha ditoe que não tornariam a confiar em mim. Eu fiquei muito triste e nem queria acreditar, mas parei e pensei:se eu dissesse uma coisa de mal,era aí que a nossa amizade não tinha compustura.Então eu disse-lhe também para pensar,pois ela conhecia-me bem e só depois é que ela percebeu que não era aquele tipo de pessoa que ela pensava. Depois caímos em terra e pedimos desculpa uma á outra e a nossa amizade tornou a ser outra vez uma grande amizade. E quanto á outra, ela ficou triste por não ter aquilo que queria desde aí ela aprendeu a lição.Com isto aprendi que devemios primeiro pensar e depois agir.Se fosse assim não haveria guerra neste mundo,.

Cristiana

Anónimo disse...

a mim ja me aconteceu uma coisa do genero um dia levei a minha casa um amigo meu e ele rouboume um carro de brincar eu gostava muito daquele carro ent�o o que e que e que eu fiz nem pensei duas veses comecei a pancada com ele eu fiquei com o carro mas se eu tives-se conversado com ele nada daquilo teria acontecido e teriamos conversa-do com ele teria ficado com o carro na mesma sem ter arranjado confusão
Ze Ribeiro